Patagon M&A - Investimentos - XP compra participação na gestora AZ Quest



A XP anunciou a aquisição de uma participação na AZ Quest, uma das maiores empresas independentes de gestão de ativos no Brasil, e parte do grupo italiano Azimut desde 2015. A participação exata e o valor da transação não foram revelados.


A AZ Quest possui uma plataforma diversificada de produtos que inclui estratégias de ações, macro, crédito privado e arbitragem. A aquisição faz parte da estratégia da XP de desenvolver o mais completo ecossistema de gestores e distribuidores do Brasil.


A transação é um co-investimento com o fundo XP Private Equity. A XP e a XP PE terão a opção de aumentar sua participação nos próximos dois anos. Com a aquisição, a Azimut espera aumentar as sinergias com a plataforma de distribuição da XP. A Azimut e a XP buscarão expandir a cooperação em outras áreas, incluindo a ampla gama de produtos globais da Azimut. Antes da operação anunciada hoje, a Azimut tinha uma fatia de 80% na AZ Quest e os outros sócios, 20%.


"A parceria da XP com a AZ Quest nos posiciona ao lado de uma das mais tradicionais administradoras independentes do país, que se destaca por seus produtos de alta qualidade, sólida infraestrutura e controles operacionais", afirma em nota Leon Goldberg, sócio e head de relacionamento institucional com gestoras da XP.


"Acreditamos que existe uma grande oportunidade de crescimento para asset managers independentes no Brasil, como resultado do amadurecimento financeiro do mercado local. Por meio desse co-investimento, esperamos alavancar o ecossistema da XP Inc para impulsionar o crescimento da AZ Quest", acrescenta Guilherme Teixeita, sócio do fundo XP Private Equity.


"A Azimut ganha um importante parceiro estratégico, complementar e semelhante em valores e abordagem no jeito de fazer negócios. Essa união de forças nos permitirá acelerar, com metas ainda mais ambiciosas, nossos planos de crescimento para o Brasil, que é um mercado estratégico de nossa plataforma global integrada", afirma Giorgio Medda, Co-CEO da Azimt, Chefe Global da Gestão de Recursos. A AZ Quest continuará com total autonomia operacional e a XP terá um assento no conselho.


"A XP possui um conhecimento único da indústria brasileira de fundos, visão estratégica de longo prazo, capacidade de distribuição e, juntamente com a Azimut. nos ajudará a acelerar o crescimento, orgânica e inorganicamente. Do nosso lado, somos um dos poucos gestores com forte presença e expertise em quase todas as estratégias de liquidez. Pretendemos continuar diversificando nossa plataforma de produtos e trazendo os melhores profissionais para nossa equipe", afirma Walter Maciel, CEO da AZ Quest.


Leia mais em Valor Econômico

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square