Pague Menos adquire Extrafarma




A rede de drogarias Pague Menos acertou a compra da rival Extrafarma da holding Ultrapar por 700 milhões de reais, segundo comunicados divulgados nesta terça-feira (18/05).


O negócio tornará a Pague Menos a segunda maior varejista de drogarias do Brasil, atrás apenas da Raia Drogasil. Atualmente a varejista é a terceira colocada. A compra da Extrafarma vai aumentar em mais de um terço o número de lojas da Pague Menos, para 1.503, e reforçar sua presença nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.


“Este negócio antecipa nossa estratégia de abertura de lojas em três anos”, disse o vice-presidente financeiro Luiz Novais, em entrevista. Esta é a primeira aquisição feita pela Pague Menos desde que estreou na bolsa de valores em agosto. Novais disse que a Pague Menos continuará a abrir novas lojas, mas, depois da aquisição, a maioria delas estará localizada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.


A Pague Menos, que tem como acionista a gestora de private equity General Atlantic, pagará 300 milhões de reais pela fatia da Ultrapar na aprovação regulatória do negócio. O restante será pago nos próximos dois anos em duas parcelas iguais. A cifra que a Pague Menos tem a pagar pela Extrafarma é de cerca de 600 milhões, equivalente ao valor da companhia em dívida e caixa.


O negócio deve criar sinergias entre 150 milhões e 250 milhões de reais ao longo de três anos para o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Pague Menos, principalmente devido ao aumento das vendas. A empresa disso que 80% disso deve vir nos primeiros dois anos.


Em nota aos clientes, analistas do Bradesco BBI afirmam que a Pague Menos está oferecendo o equivalente a cerca de 1,5 milhão de reais por loja da Extrafarma, em torno do preço de abertura de uma nova loja. Mas, para a Pague Menos, a compra funciona como um atalho para seus planos de expansão, pois uma loja em funcionamento já gera receita.


Leia mais em ISTOÉ Dinheiro

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square