Patagon M&A - Educação - Vagas em graduação a distância são maioria pela 1ª vez, mostra Inep


Pela primeira vez, a oferta de vagas nas graduações a distância superou a dos cursos presenciais, mostram dados do Censo da Educação Superior divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). De acordo com o levantamento, em 2018 havia 7,2 milhões de vagas nos cursos a distância, contra 6,4 milhões nos presenciais. Um ano antes, essa comparação era de 4,7 milhões e 6 milhões, respectivamente.

O dado é mais um que evidencia o predomínio do ensino a distância (EaD) na expansão das universidades pelo Brasil, sobretudo nos últimos dois anos.

No fim de 2017, o Ministério da Educação (MEC), ainda sob a gestão de Michel Temer, flexibilizou a criação dos polos de EaD, isto, é, a estrutura física das instituições que oferecem esse tipo de curso, pelas universidades privadas. Antes, a regra previa visitas prévias do governo às unidades educacionais. Agora, basta que elas cumpram determinados parâmetros de qualidade.

Os dados do Inep também mostram que o número de cursos EaD aumentou 50,7%, para 3.177, entre 2017 e 2018, acima da taxa de expansão das graduações presenciais, de 45,4%, que, apesar do avanço mais lento, ainda dominam a oferta, com 34,7 mil cursos abertos no país.

Além de o crescimento do EaD ocorrer quase que exclusivamente pelo setor privado, chama a atenção a alta concentração. Das 2.537 instituições no Brasil, apenas 14% oferecem EaD, sendo que apenas 6% destas são responsáveis por 80% das matrículas do ensino a distância.

Leia mais em: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2019/09/20/vagas-em-graduacao-a-distancia-sao-maioria-pela-1a-vez-mostra-inep.ghtml

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square