Patagon M&A - Saúde - SulAmérica consolida foco em saúde e odonto



A SulAmérica deu o passo que faltava para se tornar uma seguradora especializada nos ramos de saúde e odontologia. A companhia brasileira vendeu as operações de automóveis e de ramos elementares à Allianz por R$ 3 bilhões. A conclusão do negócio e, portanto, a integralização do valor só vai ocorrer após a aprovação de órgãos reguladores, o que só deve ocorrer em 12 meses, nas estimativas das companhias.


Baseado nos dados do segundo trimestre, se forem retirados dos resultados as operações de auto e ramos elementares, o segmento de saúde e odonto passa a representar 92% das receitas do grupo. Ainda que mantenha um pé em vida, previdência e gestão de investimentos, essas três areas participariam com 7% das receitas da "nova" SulAmérica. "A decisão nos permite confirmar o posicionamento estratégico nos riscos que elegemos e que são sinérgicos", afirma o CEO da SulAmérica, Gabriel Portella, em entrevista ao Valor.


Apesar de pequenas dentro da estrutura da seguradora brasileira, os ramos de vida e previdência poderiam crescer em uma estratégia de "cross-selling", ou seja, a chamada venda cruzada. Segundo Portella, existe "potencial de sinergia de segmentos de vida, previdência, saúde e odonto".


O grupo chegou a cogitar vender operações de vida e previdência, mas agora considera haver potencial a ser capturado. "Naquela época [no ano passado], a gente estava avaliando oportunidades de nos alavancar", afirma, em referência à venda de ramos de menor relevância dentro da estratégia, como a capitalização, adquirida pela Icatu. "Agora as possibilidades são ainda maiores e certamente os investimentos vão para essas áreas [como previdência e gestão de recursos]", acrescenta.


Portella cita o investimento recente na plataforma aberta de produtos de investimento da Órama como exemplo. "A gente entrou nesse mundo porque vemos potencial de agregar valor e todas as oportunidades que a gente tiver, vamos aproveitar da forma mais sinérgica que pudermos." O canal de distribuição pode se tornar estratégico no futuro, com a venda de produtos de previdência e seguro de vida de maneira totalmente on-line.


Do lado da Allianz, a compra da operação de auto e ramos elementares vai significar um salto no ranking brasileiro de cobertura de veículos. A filial da seguradora alemã vai passar a ocupar o segundo lugar nesse segmento atrás apenas de Porto Seguro.


Leia mais em: https://www.valor.com.br/financas/6406411/sulamerica-consolida-foco-em-saude-e-odonto

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square