Patagon M&A - Saúde - Por que a Rede D’Or botou um pé na Qualicorp


A concorrência trazida pelas operadoras verticalizadas acaba de produzir um movimento tectônico no setor saúde, alinhando os interesses da maior operadora de hospitais do País, a Rede D’Or, com os da maior vendedora e administradora de planos coletivos, a Qualicorp.


Ontem à noite, depois de uma dança do acasalament


o que já dura três anos, a Rede D’Or anunciou um acordo para ficar com 10% da Qualicorp, comprando metade da posição do fundador da empresa, José Seripieri Filho, o Júnior.


Quando a transação for concluída, Júnior vai deixar o cargo de CEO, mas continuará um acionista importante: além de ter 9,98% do capital, o empresário vai assinar um acordo de acionistas com a Rede D’Or, alinhando ainda mais seus interesses.


O movimento que uniu as duas empresas começou a ser desenhado há anos, mas foi acelerado mais recentemente com o impacto que as operadoras verticalizadas — como Notre Dame Intermédica e Hapvida — estão tendo no mercado.


Ao conseguir controlar custos por meio de suas redes próprias, estas operadoras começaram a oferecer planos com preço de entrada baixo — R$ 180-200 — e ainda assim rentáveis.


Nos últimos anos, a regulação disfuncional do setor de saúde causou uma distorção no setor. Ao permitir apenas reajustes abaixo da inflação médica nos planos individuais, a ANS aos poucos tornou estes planos profundamente deficitários, o que fez grandes operadoras como Bradesco Seguros e Sul América praticamente abandonarem o segmento. Com reajustes livres, os planos empresariais, por outro lado, tornaram-se cada vez mais caros.


A saída de muitos consumidores foi correr para o plano coletivo por adesão, um produto que foi praticamente inventado pela Qualicorp e que responde pela quase totalidade de suas vendas.


Ao representar entidades de classe nas negociações com as operadoras, a Qualicorp consegue economias de escala, tornando o plano por adesão acessível a uma parte da população sem acesso aos planos empresarial ou individual. Com a exceção dos anos de crise, a empresa cresceu consistentemente, e hoje atende cerca de 2,4 milhões de vidas em planos de afinidades e corporativos.


Leia mais em: https://braziljournal.com/por-que-a-rede-dor-botou-um-pe-na-qualicorp

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square