Patagon M&A - LatAm Economics - PERU - Tanto faz


O Peru do século 21, que elegeu seu quarto presidente desde o colapso da aventura Alberto Fujimori (2000), não tem dado bola para o chefe do Executivo. De 1997 para cá, nenhum deles sustentou aprovação popular majoritária.

A economia não explica o fenômeno. Desde 1997 o país vizinho cresceu 4,7% ao ano em média -o volume da produção mais que dobrou. Em 2000, o poder de compra da renda per capita peruana equivalia a 58% da cifra brasileira comparável. Hoje representa 84% e deverá atingir 90% no início da próxima década.

O progresso foi relativamente bem distribuído. A desigualdade dos salários caiu quase 20% desde o final dos anos 1990, retração mais acentuada que na média latino-americana. O Peru é uma das nações menos desiguais da América do Sul. A pobreza recuou 44% de 2007 a 2013.

A urbanização acelerada explica parte dos ganhos de eficiência na economia. Quase 30% dos peruanos viviam no campo há dez anos. Hoje são cerca de 20%. No Brasil, que já completou essa transição, menos de 15% estão nas zonas rurais.

Além disso, o Peru, a despeito da ideologia de seu presidente, mantém constantes, desde Fujimori, as políticas pró-negócios e pró-abertura. O comércio externo soma quase 50% do PIB, contra 25% no Brasil.

O esquerdista Ollanta Humala perfilou-se entre seus colegas de Chile, Colômbia e México na criação do liberalíssimo bloco Aliança do Pacífico. O ambiente de negócios no Peru, no Chile e na Colômbia está muito à frente do de seus pares sul-americanos, na avaliação do Banco Mundial.

A fraqueza do presidente peruano associa-se provavelmente a fragmentação partidária elevada, ausência de reeleição imediata, prerrogativas presidenciais moderadas e ao trauma pedagógico do autoritarismo após Fujimori. A atenuação do poder presidencial talvez seja parte da explicação do sucesso econômico do Peru.

Posts Em Destaque
Ainda não há posts publicados nesse idioma
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square